Pontos turísticos de Cabo Frio


Cabo Frio, seus pontos turísticos, que encantam os visitantes, podem ser descritos como:

  • Praia do Forteé a praia mais famosa e badalada de Cabo Frio, com 7,5 km de areias brancas e águas calmas e transparentes. É uma extensão de areia bastante democrática onde se pode caminhar, correr, jogar vôlei, frescobol, praticar surf... e você ainda conta com uma infraestrutura nos quiosques, com guarda-sóis e cadeiras para desfrutar de toda essa beleza. A praia ganhou esse nome por ter em seu extremo esquerdo o Forte São Mateus, construído no século XVII, para defender a costa dos ataques estrangeiros. Sua extensão de areia chega até Arraial do Cabo.


  • Praia do Lido: fica próxima ao Forte São Mateus e ali uma enorme duna é ponto de referência.





  • A parte da praia batizada por Malibu, fica bem em frente ao conhecido Hotel Malibu, ideal para quem procura agito e azaração. É ai que geralmente acontecem os eventos durante o verão.






  • Praia das Dunas: o nome já diz tudo, fica exatamente junto as maoires e mais bonitas dunas de Cabo Frio. Esse trecho é ideal para a prática do surf, pois já não tem tantos banhistas e as ondas são maiores. Porém deve-se tomar cuidado pois é comum haver correntezas.





  • Praia do Foguete: tem esse nome porque possui uma construção com o formato de um foguete. Fica na estrada que vai para Arraial do Cabo, também muito procurada por surfistas por suas boas ondulações. Neste espaço de areia quase não há quiosques, é muito tranqüila, ideal para quem não quer saber de agito.



  • Praia das Conchas: A praia tem esse nome porque, vista de cima, seus 600 metros de extensão são em formato de uma concha. Localizada em Área de Preservação Ambiental, entre o Morro do Vigia e a Ponta do Arpoador, transformou-se, por sua formação rochosa, num aquário natural. Local ideal para quem pratica mergulho. As águas são calmas e cristalinas, ótimas para crianças e para quem gosta de aproveitar o sol e o mar com tranqüilidade. E o melhor é que o índice de poluição das águas é quase zero.  Há quiosques muito bem montados, com ótima estrutura, onde se pode escolher entre uma grande quantidade de pratos à base de frutos do mar. 


  • Praia do Peró: essa é uma das praias onde ainda se pode apreciar a natureza de perto, sendo considerada a única no Brasil com índice de poluição zero. Parte dela esta localizada numa área de Preservação Ambiental, entre o Morro do Vigia e a Ponta das Caravelas. Por tudo é um dos pontos turísticos mais procurados na região. Suas águas são claras e calmas em alguns trechos e em outros pontos também podem ser apreciadas pelos surfistas.
    O bairro do Peró teve, nos últimos anos, um grande desenvolvimento e possui hoje um serviço de hotelaria, restaurantes e barzinhos que não deixam a desejar. Ideal para quem não quer ficar o tempo todo no agito do Centro.


  • Praia de São Bento: Esta é uma praia artificial, com apenas 400 metros de extensão, criada como prolongamento do Canal do Itajurú. É bem pouco conhecida apesar de estar localizada bem próxima ao agito do Boulevard Canal. Com seus banquinhos e coqueiros, é extremamente tranqüila, e por não ser muito freqüentada por banhistas é excelente para jogar vôlei, futebol e frescobol. A grande beleza desta praia fica por conta da vista que se tem dos bairros da Gamboa e Ogiva, e pelos iates e barcos de pescadores que passam por ali. A noite é refugio de casais de namorados, que ficam por ali passeando.


  • Ilha do Japonês: A ilha é um paraíso selvagem cercado de montanhas, onde se pode acampar, fazer churrasco, piquenique. Para quem gosta de mergulho é uma ótima opção pois as águas são calmas e claras. Chega-se lá de carro, indo pela Ogiva ou de barco pelo bairro da Passagem. Indo pela Ogiva, você tem a opção de ficar na Praia de mesmo nome, onde há dois quiosques deliciosos. Toda essa área é de Preservação Ambiental, portanto não há construções, tudo é natureza.



  • Praia das Palmeiras: Também chamada de Praia do Coqueiral. Tem esses nomes devido à predominância de altas palmeiras e coqueiros em sua paisagem. Está localizada no bairro Palmeiras, que fica atrás da Rodoviária de Cabo Frio. Por ser um bairro residencial não é uma praia muito freqüentada por banhistas, suas águas são salgadas e turvas, e se pode ver muitos barquinhos de pescadores, o que torna o local aprazível e tranquilo. Os quiosques são uma delícia para curtir um final de tarde ou uma noite tranqüila, neste cantinho reservado e bucólico de Cabo Frio.É um ótimo local para quem gosta de caminhar ou andar de bicicleta, pois possui uma pista em toda a sua extensão (1,6 km).




  • Casa dos 500 anos: A “Casa 500 anos” desenvolveu e continua desenvolvendo atividades diversas, produziu variados eventos artísticos e culturais, além de construir relações com todos os segmentos da sociedade em busca de parceria e reforço ao propósito de reaver da história a trajetória do povo cabofriense. 






  • Charitas: Mais importante centro cultural da cidade, batizado de “coração da Cultura”. No prédio hoje encontra-se o Museu e Casa de Cultura José de Dome. Já foi orfanato, numa época em que crianças eram abandonadas com certa freqüência, havia ai uma roda onde eram colocados esses bebês, e retirados do outro lado, onde recebiam abrigo, alimentação e educação. Serviu também de abrigo durante a Segunda Guerra Mundial.











Nenhum comentário:

Postar um comentário