Cabo Frio e São Pedro

          CABO FRIO
                 Cabo Frio está situado na Baixada Litorânea do Estado do Rio de Janeiro, e tem como limites os seguintes municípios: ao Norte Casimiro de Abreu, ao Sul Arraial do Cabo, a Oeste Araruama e São Pedro D'Aldeia  e a Leste Oceano Atlântico. Localizada a apenas 155 km do Rio de Janeiro, 587 km de São Paulo e 581 Km de Belo Horizonte, Cabo Frio, na Costa do Sol, se destaca no cenário fluminense como uma das mais importantes cidades turísticas do Brasil.
          São 411 Km² margeados pela lagoa de Araruama e pelo oceano Atlântico, com 19 praias paradisíacas, trilhas, restaurantes, uma rede com mais de 90 meios de hospedagem, muito sol e aventura. Além disso, as peculiaridades da fundação da cidade reservam uma experiência ímpar de imersão em séculos de cultura e história.
          Descoberta em 1503 pelos portugueses, a cidade foi colonizada a partir de 1615, sendo a sétima cidade mais antiga do Brasil. Com mais de 500 anos de história, Cabo Frio teve sua economia baseada na atividade pesqueira e, principalmente na produção de sal durante muito tempo. A partir da construção da Ponte Rio Niterói (década de 70 do século XX) a cidade começou a despertar para o desenvolvimento através da atividade turística. Na década de 80, com a descoberta de petróleo na chamada "Bacia de Campos", o município passou a receber recursos substanciais de "royalties", o que permitiu ao poder público estabelecer diretrizes para um crescimento ordenado e a reorganização da cidade, com consideráveis investimentos em infra-estrutura. Atualmente a atividade turística comanda a economia do município, seguida da pesca e da confecção de moda praia. Já o Parque Salineiro, dá sinal de exaustão por causa da concorrência do produto nordestino e pela especulação imobiliária ao longo da Lagoa de Araruama.
          A data de fundação da cidade de Cabo Frio é 13 de novembro de 1615. Isso porque o rei Felipe II ordenou que Constantino Menelau, então governador-mor do Rio de Janeiro, fosse ao Cabo Frio, para afugentar de uma vez por todas os corsários. O que foi feito, e fundou a cidade de Nossa Senhora de Assunção do Cabo Frio, construiu um forte (Santo Inácio) e criou uma aldeia para abrigar índios aliados (Aldeia de São Pedro) sob a direção dos jesuítas. Em verdade, a Coroa ibérica tinha criado a mais nova Capitania Real da sua imensa colônia: a Capitania Real do Cabo Frio.
          Cabo Frio oferece aos amantes de aventura trilhas, grutas, rios, paisagens e ilhas, enquanto os pesquisadores e amantes da natureza são brindados pelos sambaquis com dunas e sítios históricos. Tudo isso sem falar na hospitalidade dos quase 200 mil habitantes que recebem os visitantes como parte da família.        


          SÃO PEDRO DA ALDEIA
                 São Pedro da Aldeia é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. É um dos principais centros históricos e culturais, cuja história se entrelaça com o enredo nacional e também do Estado do Rio de Janeiro. Abriga monumentos de grande importância como a Casa da Flor, a qual recebeu o Prêmio Culturas Populares pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural/ Ministério da Cultura em 2007, e igrejas construídas pelos padres na fundação da aldeia, como a Igreja Matriz de São Pedro. Neste município, encontra-se a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, única de seu tipo no país, sede da Força Aeronaval da Marinha do Brasil, exercendo uma importantíssimo papel na defesa nacional. A Base de São Pedro abriga o Museu da Aviação Naval, único do seu gênero em todo o Brasil.
             Originária da Aldeia dos índios de São Pedro de Cabo Frio, a cidade tem na Igreja dos Jesuítas, localizada na Praça Agenor Santos, e tombada como patrimônio nacional, o maior marco da história colonial da região sudeste fluminense. Considerada uma das primeiras igrejas jesuítas do Brasil, com suas grossas paredes de pedra, cal e azeite de baleia, forma com o Convento e o Cemitério Paroquial um conjunto arquitetônico harmônico e de rara beleza para quem chega ao centro da cidade.
Suas praias contrastam com o verde da Serra de Sapiatiba, em um arranjo de rara harmonia que oferece aos moradores e visitantes, excelentes oportunidades para descanso, lazer, cultura, esportes náuticos e contato com a natureza.

Um comentário: